terça-feira, 24 de abril de 2012

Amei tanto esse texto que estou postando novamente..."Há uma regra de decoração que merece ser obedecida: para onde quer que se olhe, deve haver algo que nos faça feliz!”


Li em algum lugar que há uma regra de decoração que merece ser obedecida: para onde quer que se olhe, deve haver algo que nos faça feliz. O referido é verdade e dou fé. Não existe um único objeto na minha casa que não me faça feliz, pelas mais variadas razões: ou porque esse objeto me lembra de uma viagem, ou porque foi um presente de uma pessoa bacana, ou porque está comigo desde muitos endereços atrás, ou porque me faz reviver o momento em que o comprei, ou simplesmente porque é algo divertido e descompromissado, sem qualquer função prática a não ser agradar aos olhos.

Pra mim uma casa feliz tem que ter obrigatoriamente a cara dos donos da casa, a personalidade deles e não a cara da loja onde foram comprados os móveis...

Essa regra não tem nada a ver com elitismo. Pessoas riquíssimas podem viver em palácios totalmente impessoais, aristocráticos e maçantes com suas torneiras de ouro, quadros soturnos que valem fortunas e enfeites arrematados em leilões. São locais classudos, sem dúvida, e que devem fazer seus monarcas felizes, mas eu não conseguiria morar num lugar em que eu não me sentisse à vontade para colocar os pés em cima da mesinha de centro.
Se você acha que na sua sala tem que ter um urso de pelúcia ou uma chaleira com flores em cima da mesa ao invés de uma vaso, FAÇA! O que realmente importa é o quanto isso te fará feliz!

A beleza de uma sala, de um quarto ou de uma cozinha não está no valor gasto para decorá-los, e sim na intenção do proprietário em dar a esses ambientes uma cara que traduza o espírito de quem ali vive. E é isso que me espantou nas várias visitas que fizemos: a total falta de espírito festivo daqueles moradores. Gente que se conforma em ter um sofá, duas poltronas, uma tevê e um arranjo medonho em cima da mesa, e não se fala mais nisso. Onde é que estão os objetos que os fazem felizes? Sei que a felicidade não exige isso, mas pra que ser tão franciscano? Um estímulo visual torna o ambiente mais vivo e aconchegante, e isso pode existir em cabanas no meio do mato e em casinhas de pescadores que, aliás, transpiram mais felicidade do que muito apê cinco estrelas. Mas grande parte das pessoas não está interessada em se informar e em investir na beleza das coisas simples. E quando tentam, erram feio, reproduzindo em suas casas aquele estilo showroom de megaloja que só vende móveis laqueados e forrados com produtos sintéticos, tudo metido a chique, o suprassumo da falta de gosto. Onde o toque da natureza? Madeira, plantas, flores, tecidos crus e, principalmente, onde o bom humor? Como ser feliz numa casa que se leva a sério?

Cor, humor, amor sem medida é receita infalível  para transformar uma casa em um lar feliz!!!


Não me recrimine, estou apenas passando adiante o que li: pra onde quer que se olhe, é preciso alguma coisa que nos deixe feliz. Se você está na sua casa agora, consegue ter seu prazer despertado pelo que lhe cerca? Ou sua casa é um cativeiro com o conforto necessário e fim?
 Parte do texto de Marta Medeiros .



Lindo texto de Marta Medeiros e concordo em gênero, número e grau, fazer de uma casa um lar lindo e feliz não tem regras, tem sim é que colocar você em cada canto da casa, pouco importa se está fora de moda ou não, faça o que te faz feliz!!!
Eu adoro mesmo casas com toalhinhas crochê, flores de plástico ou não, quadros que nós mesmas inventamos, copos que viram castiçais com um pedaço de renda, ficar suja de tinta e olhar a parede linda que você acabou de pintar, querer um espelho carésimo pra colocar na sala e como não pode comprar, transformar uma velha moldura num espelho que pra você  ficou lindo e te fez muito, muito feliz!
Amo casas com cheirinho de bolo saindo do forno. 
Amo casas com cheiro de lar!!!
O que não gosto de jeito nenhum e nunca irei gostar é de casa com cara de hospital, com tudo tão frio, impessoal e previsível que dá nos nervos. 
Aliás essa é a diferença em se ter uma casa e um lar!!! 
Casa é um lugar cheio de coisas. Lar é um lugar cheio de amor.
Não é a toa que odeio coisas prontas.
Tenho sim aqui meus móveis móveis sob medida, que vieram prontos da loja.
Aliás sobre isso me lembro que quando me mudei olhava esse apartamento e não o sentia como meu lar. Era uma casa que me abrigava com conforto.
Aí sem poder esperar fui colocando eu em cada detalhe.
E assim minha casa foi se transformando em lar...
Deixou de ser um apartamento com móveis sob medida da loja "tal" para ser o lar da Janaina e da minha família.
Pintei e bordei por aqui, se faço bem ou faço mau, adoro colocar a mão na massa e personalizar minha casa, pra mim isso sim tornou minha casa um lar e me fez feliz!

E tenho dito! rs...
Bj Jana Cassis.





14 comentários:

  1. Lindo post Jana,concordo plenamente com vc ,casa com cara da gente coisinhas simples que nos fazem feliz ter prazer em ficar em casa curtindo a familia pra mim não tem preço amoooo.Bjus

    ResponderExcluir
  2. Linda sua paixão pelo seu lar!
    Vou te contar um segredo kkk ha 5 anos meu esposo projetou a nossa casa, mas como vivo, respiro educação, escola, nunca dei a devida importância ao meu lar, a ter o meu cantinho com meus amore!
    Depois que comecei a ler tuas postagens não vejo a hora de ver tudo arrumadinho, estou sempre sonhando, pesquisando...apesar do pouco tempo!
    Obrigado pelo incentivo.

    ResponderExcluir
  3. JANA, LÊ ESTE MEU POST, TEM TUDO A VER COM SUAS PALAVRAS... http://www.artesremor.blogspot.com.br/2012/01/estou-voltando-pra-casa.html
    BEIJOS DE SUA FÃ!

    ResponderExcluir
  4. Jana miga...acho q a ordem é ser feliz! Como diz o texto olhar ao redor e gostar do q ve...se comprou ou se fez, não importa. Não tenho habilidades manuais...mas adoro ir numa lojinha e ficar lá olhando, olhando e trazer sempre um enfeitinho pra casa, um tapetinho, uma coisinha aqui, outra alí. Mas claro, adoro coisas maiores tb...uma cozinha planejada assim como a sua, um home lindo, um sofá, aquelas peças de decoração lá da sua amiga q vende...se o dindin dá, a gente investe...se não, não nos frustramos, ta td certo. Ai, adoro um apto decorado pra tirar idéias pra casa. Acho q a gente tem q valorizar nossa casa, pq é o nosso templo. Se compramos uma coisa mais cara, temos q cuidar, zelar, pq compramos com o suor do nosso trabalho, colocar efeitinhos, limpar, zelar é o amor q a gente demonstra ao lar q abriga nossa família. Dar identidade à casa, é trazer a nossa alma pra dentro dela...a nossa impressão digital...ai, como eu to doida pra colocar a minha identidade na minha...os móveis já compramos a maior parte...depois disso começara a parte das plantinhas, tapetinhos, flores, enfeites, e brinquedos espalhados pq aqui é casa isso é quase marca registrada! rsss...af, falo demais! Bjssss lindaaaaa!!!

    ResponderExcluir
  5. OI JANA BOM EM PRIMEIRO LUGAR EU ADORO LER A MARTA, EM SEGUNDO EU AMEI O URSO PRATEADO, MODERNO DE MAIS HEHEHE!!! E TERCEIRO CONCORDO COM VC E COM A MARTA HEHEHE BJS

    ResponderExcluir
  6. Oi Janaina.. Estou visitando seu blog hoje pela primeira vez e me apaixonei..

    Li a sua historia do emagreciemnto.. e estou nessa luta hoje..

    O Jeito que você escreve é muito legal.. faz as pessoas quererem ler mais e mais..

    Parabens por tudo..

    Vou continuar te visitando..

    Bjokas e boa semana..

    Vanessa

    maisdemimaartes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Fiz um post há alguns dias atrás, com esse texto de Martha Medeiros. Belíssimo texto que expressa bem o verdadeiro sentido de um lar!
    Amoo Martha e Já leio seus livros a muito tempo, SUPER RECOMENDO OS LIVROS DELA!

    ResponderExcluir
  8. Ai Jana adorei o post, eu tbm penso assim uma casa tem que ter o nosso toque , nada impessoal...

    Bjinhos e lindo dia p vc

    Rose jp

    ResponderExcluir
  9. Oiii Jana, concordo plenamente...li essa semana uma frase que dizia: Casa é uma construção de cimento e tijolos. Lar é uma construção de valores e princípios.

    Aproveitando a visita, deixei um selinho super especial pra vc lá no meu bloguito..passa lá e pega...

    Beijo0os
    Sheilinha
    http://sheilinhabnu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não preciso dizer mais nada né amiga ??? Adorei esse post , ele traduz o que penso em respeito a um lar , nossa casa ,nossa cara , depois que te conheci passei a valorizar cada coisinha em minha casa , ontem meu filho do meio veio me perguntar e achei engraçado : "Mãe , o que está acontecendo com você ? Está mais artística.."Achei interessante a observação dele , e até minha filha está criando tbm , ajudei ela encapar um baú que tinha no quarto e ontem ela estava encapando um banquinho para colocar o abajur do quarto dela , amei a iniciativa dela ..São essas coisas que fazem da casa da gente um lar ...Bjkas!!

    ResponderExcluir
  11. Olá Jana, há tempinho não venho aqui.Estou com problema no meu notebook e ando meia sumidinha.Mas é sempre muito bom vir aqui.Que texto lindo!Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  12. Olá Jana! Concordo com vc. Nosso lar tem q ter nossa cara e nosso amor! De q adianta uma casa luxuosa se para entrar tem q tirar o chinelo? O lar foi feito pra ser desfrutado e ficarmos a vontade, deixar as crianças brincarem . Depois se arruma e fica tudo lindo novamente.
    Estou esperando vc me mandar as imagens dos pássaros e gaiolas pra eu copiar.Bjos!

    ResponderExcluir
  13. Olá Jana, tudo bem? Amei este post. Ando assim, com a minha casinha tão sonhada totalmente sem graça... Não me vejo nela! Preciso arregaçar as mangas urgentemente!!! Beijos,Pri!

    ResponderExcluir
  14. Jana, quem olha para as fotos da sua casa sente exatamente o tamanho amor que você tem por ela. E também o capricho. Sua casa é linda, impecável. E eu assino embaixo de tudo o que você disse.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por passar um tempinho comigo!
Seu comentário é muito importante para mim.
Bjs Jana Cassis.

"Não tenho culpa se meus dias têm nascido completamente coloridos e os outros cismam em querer borrar as cores. Não tenho culpa se meu sorriso é de verdade e acontece por motivos bobos, mas bem especiais. Não tenho culpa se meus passos são firmes. Não sou perfeita... Eu tropeço e caio de vez em quando, aliás, eu caio muito. Meus olhos... Tem brilhado bem diferente ultimamente. E brilham diferente a cada dia... e começo a me preocupar... pois tenho medo da velocidade dessas alterações... E no meu mundo mais lindo e completo não consigo entender a existência de algumas pessoas. Mas o mundo aqui não é dos mais justos mesmo... Compreendo. Mas mesmo assim, eu tenho bastante lápis de cor... Empresto pra quem quiser pintar a vida. Mas por favor... Não borrem a minha." Essa sou eu tentando colorir a vida... Beijos mil a todas!! Jana Cassis.