sábado, 29 de junho de 2013

Respondendo a dúvidas sobre o último post, tudo sobre a lava e seca e a lava-louça.

Oi meninas, como foram muitas perguntas sobre a mesma questão no último post resolvi fazer um post só respondendo as perguntas de vocês.

Bom sobre a lava e seca a principal pergunta é essa:

Encolhimento das roupas!
O maior temor e questionamento de quase todas é o fato se a lava e seca realmente encolhe as roupas, sobre isso saliento que na minha casa não tenho nenhum tipo de varal, sendo assim todas as roupas são secas na secadora. Já tive problema sim com encolhimento da roupa, mas foi antes de aprender a programá-la da forma correta.

Essas programações que mostro acima, realmente encolhem a roupa, já usei e está mais que comprovado!

Eu só uso essa programação, programa para 120 minutos, 2 horas e caso seja necessário após o término programo mais 30 ou 60 minutos. Essa programação de secagem não encolhe a roupa!

Quem me ensinou a usar foi a assistência técnica, após instalada a máquina acabou soltando um caninho dentro, aí chamei a assistência e eles arrumaram aqui em casa mesmo. Aproveitei para tirar todas as minhas dúvidas e uma delas era sobre isso, logo que usei a máquina coloquei uma calça jeans do marido que iria viajar e precisava com urgência dessa peça. A calça diminui 2 números, rs! Nunca mais serviu pra ele e a programação que usei foi, "Armário Secagem".
O técnico me explicou que as programações que ilustrei acima em vermelho realmente encolhem a roupa.
Nunca mais usei! E nunca mais tive problema!!!

Uma dica importante pra quem tem ou pensa em ter a lava e seca, é que assim que terminou de secar e destravou a porta retire a roupa, não espere, pois se a roupa ficar dentro da secadora ela irá ficar extremamente amassada. Já se for tirada em seguida, pouquíssimas peças precisaram serem passadas.
Essa é uma camiseta do marido que acabei de tirar da secadora.

Dobrei e guardei. (foto antiga por isso o estofamento diferente na cadeira).

Uma dica legal também seria um espaço pra colocar camisas e camisetas pra terminarem de secar estendidinhas no cabide.

Criamos esse espaço sobre o tanque pra fazermos isso.
E o porque?
Porque as camisas sociais tendem a ficarem muito amassadas nas mangas. Aí o que faço agora é lavar, fazer uma pré-secagem e depois coloco todas no cabide e rapidinho elas terminam de secar e ficam bem mais fáceis de passar...

Geralmente faço uma lavagem só de camisas, aí programo a secagem de 60 minutos, elas saem quase secas, mas ainda um pouco úmidas, coloco no cabide e deixo aí, rapidinho ficam secas.

Bom os programas que uso para lavar geralmente são esses:

Aqui a máquina desligada.

Agora ligada e esperando para ser programada.

Como estou lavando poucas peças e bem pouco sujas, estou usando a programação, "ALGODÃO RÁPIDO". Normalmente quando tenho muita roupa uso a programação, "ALGODÃO".

Próxima etapa que uso muito é o "ENXAGUAR +", gosto porque é um enxague extra e deixa a roupa mais soltinha.


E agora sim a programação da secagem...

Como falei uso a programação de tempo, calculo uma média de quanto tempo levaria pra secagem da quantidade de roupas que coloquei e caso necessário após o término programo mais tempo.

O ideal é que se você tem dúvida, coloque menos tempo e vá colocando mais até sentir confiança de programar direto um tempo certo.
Acho que sobre a lava e seca é isso, caso tenham mais dúvidas respondo nos comentários...


Agora dúvidas sobre a LAVA-LOUÇA.
Primeiro é sobre o sabão que uso e custa tão barato.
Uso o sabão da marca Bom Preço que é do Walmart (Big).
Compro uma caixinha que vem 25 cápsulas e custa 8 reias.
Praticamente é meu custo mensal com a lava-louça.

Outra dúvida foi porque não lavo as panelas na lava-louça;
Bom lavar ela lava, eu não lavo por questão de espaço mesmo. Prefiro colocar copos, pratos, talheres, xícaras e miudezas afins que encheriam minha pia facilmente do que colocar uma ou duas panelas que ocupariam um espaço precioso na lava-louça. Panelas lavo a mão pra sobrar espaço pra colocar tudo e mais um pouco na lava-louça, rs!
Mais uma dúvida frequente que é:
-Tenho que limpar a louça pra colocar pra lavar?
E a resposta é:
-SIM!!!
Da mesma forma que faz pra lavar louça na pia, ou seja, você não coloca um prato com resto de comida senão entope certo?
Então na lava-louça é igual, raspa o resto com um garfo ou colher no lixo e pronto, põe pra lavar!

Espero ter me feito entender!
Caso não tenha ficado claro, perguntem de novo!!!
Bjsssssss

Ps. Como foram muitos os depoimentos contra o aspirador que estava pensando em comprar, desisti da compra, irei comprar um sem saco, com depósito para o lixo. Logo que comprar mostro para vocês... bjs!

42 comentários:

  1. Adorei este post, parabens... tenho vontade de comprar uma lava e seca pra mim e tinha mt dúvidas sobre o uso!!

    ResponderExcluir
  2. obrigada jana, mais uma vez suas explicações foram impecavél...

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas!!!

    Estava em dúvida se deveria trocar minha secadora convencional pela a lava e seca, principalmente pelo espaço a ser desocupado na lavanderia (sim eu tenho uma secadora tamborzão e a máquina de lavar na lavanderia do apto).

    Até então tinha apenas opiniões superficiais e pouco convincentes.
    Como: "não seca tão bem", "as vezes encolhe a roupa", "macha a roupa", "não pega bem o perfume do amaciante" e blablablá...

    Mas agora sim, gostei muito dos seus esclarecimentos e realmente me convenci que vale o investimento, além liberar mais um espaço em minha lavanderia.

    Beijos
    Bia

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei as dicas... ainda não tenho nada: estou prestes a receber as chaves e agora sei que lavadora comprar!

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas e agora já sei que lavadora comprar: meu apartamento está prestes a ter as chaves entregues e tenho um longo caminho pela frente antes da mudança.

    ResponderExcluir
  6. Oi jana tudo bem? Também uso a lava e seca da mesma forma que você mas foi por acaso não sabia que os outros botões encolhiam a roupa, quanto a lava-louça bom saber desse produto que não é caro acabei de comprar uma lava louça e não sei usar é bom ter dicas, quanto a vassoura eletrica eu tenho esse mesmo modelo que tu quer comprar só que o meu é com fio, na época não comprei a recarregável porque tinha muitas reclamações, elatem 1500 w ela é bem potente limpa muito bem e é maravilhosa foi a melhor compra que fiz esse ano, não sei se onde tu mora tem a loja fast shop, lá eles tem ela na loja e tu pode ligar e até usar pra ver como é, com certeza não vai se arrepender Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu to querendo comprar uma secadora mais compacta...só para emergências...pq aqui tenho bastante espaço para secar...mas as vezes gente quer aquela roupa q ainda não foi lavada sabe? A minh máquina é nova...um ano e meio de uso mais ou menos....
    Jana, vc tirou os adesivos maravilindos? Seu marido não brigou? Pq o daqui fica doido qdo eu compro alguma coisa e dpois e arrependo, diz q é dinheiro jogado fora...tanto q eu nem ando falando mais qdo não gosto muito de alguma coisa...eu to ajuntando dindin para cobrir com pastilhas a parte q eu adesivei na cozinha (q eu cobri o listelo com contact), tb to querendo comprar espelho para o meu quarto...a gente não sossega né? Bjkas...os posts estão ótimos! Bjs

    ResponderExcluir
  8. amei suas dicas ontem mesmo uma amiga me desanimou dizendo que as roupas dela tinha encolhido vou mostrar este seu post pra ela, mas a minha duvida é, vc paga muito alta sua conta de luz?? isso me interessa e muito. bjossss lindo sabado pra ti, Rosana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana com certeza a conta de luz aumentou sim, mas pra mim compensa, o espaço que ganhei em meu apto optando pela lava e seca não tem comparação, minha sacada foi integrada a sala, já que ali seria o espaço pra varais. Também a cozinha ficou maior pois integrei a lavanderia a ela. Sem falar que não tenho mais estress em não ter espaço pra estender as roupas. Cestos abarrotados de roupa, não sei mais o que é isso e como isso me deixava estressada!!!
      Todos esses fatores compensam sim o aumento na luz e também não foi nada exorbitante, não dobrou o valor da luz por exemplo.
      Pra mim é sossego pra mim, que esse aumento na luz não me pesa pelo conforto que minha lindinha me dá!
      Bjs

      Excluir
  9. Uma amiga me disse que pra por os pratos na lava louça se tem q passar papel toalha antes um por um, vc faz como? Brigada beiju!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Day é igualzinho lavar na pia, você não vai colocar um prato com restos de comida porque entope a pia certo?
      Mesma coisa, é raspar a comida que ficou no prato e colocar na máquina, não tem que limpar o prato, passar água como muitos dizem pra colocar na máquina de lavar louça. É normal como lavar na pia, raspa o resto de comida que ficou no prato com o garfo ou colher e pronto, põe pra lavar...
      Bjs

      Excluir
    2. Aaaah então assim sim (kkk) Vou começar a Campanha pra Marido me dar uma logo rs Beiju e obrigada pela atenção!

      Excluir
  10. Procurei esse sabão por aqui em Sampa e não encontrei, continuo usando o Unik que pago R$10 em 1 Kg e não precisa comprar o liquido secante abrilhantador.

    Gostei das dicas da lava e seca.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Amei o post!! Super útil! Obrigada pela visitinha no blog! Vou colocar fotinhos do Theo em breve! Bjos!!

    ResponderExcluir
  12. ADorei as dicas, ja havia perguntado em outro post sobre a secagem mas acho que vc nao tinha visto! Qto ao aspirador, quando comprei minha lava e seca igual a sua só que maior, veio junto o aspirador da lg, sem saco tb... adoro ele
    Bjaum

    ResponderExcluir
  13. Janinha, que saudade de vc e do seu blog maravilhoso!
    Adorei suas dicas da lava e seca. A minha é de outra marca, mas irei aproveitá-las! Já tive esse problema de roupa encolhida (vou observar os programas de secagem...agora não lembro, pois a máquina está encaixotada aguardando a mudança) e muito amassada! Essa era a pior parte!!! Suas dicas foram preciosas. Mil beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi amiga linda!Passei pra te desejar uma ótima semana!!bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rô obrigada, pra vc também minha linda, uma semana maravilhosa!!!

      Excluir
  15. Olá Jana, primeiramente quero lhe parabenizar pelo blog. Adorei, muitas idéias úteis, algumas já copiei aqui em casa...rsrsrsrs Gostaria que vc fizesse uma postagem sobre organização de armários, pois como vc, minha casa tbm é pequena, e estou meio atrapalhada na organização, para conseguir deixar tudo dentro dos armários e organizado.....
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi em breve faço isso, por aqui ando tbém na luta de tentar organizar, ainda não fiz todos os móveis que preciso, estou fazendo isso aos poucos, então também sofro do mesmo mau que vc, rs!
      bjs

      Excluir
  16. Ótimas dicas. Uma dúvida em relação a lava e seca, a conta de luz vem muito alta?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  17. Ótimas dicas! Uma dúvida sobre a lava e seca, a conta de luz vem muito alta?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora a conta de luz aumenta sim, mas pra dar um exemplo simples, a minha aumentou mas nada assim significativo como dobrar de valor por exemplo.
      Pra mim vale o preço, o que ganhei de espaço em casa, moro em apto, ganhei a sacada integrada a sala, seria nela que colocaria os varais. Ganhei a lavanderia integrada a cozinha, mais espaço útil que tenho!
      Enfim fora o fato de não ter mais estress com, "como vou lavar esse cesto cheio de roupa suja, se nem secou ainda o que estendi ontem..."
      Pra mim o custo a mais na conta de luz, paga todos esses itens, rs!
      Bjs

      Excluir
  18. Oi Jana, já te sigo a um tempinho, mas nunca comentei, só ficava aqui admirando seu cuidado com seu lar e os seus. Mas, hoje eu tive que vir aqui lhe parabenizar por suas dicas tão boas que compartilha conosco. Sou noiva e acabamos de conquistar nosso pequeno cantinho, não pode imaginar nossa felicidade, estamos radiantes. Daqui pra frente minhas visitas irão se intensificar, quero muita dica de decoração, obras...Vou embarcar com você nessa aventura de decorar uma casa.
    Obrigada por compartilhar conosco ideias tão criativas, você vai me ajudar muito, não tem ideia.

    Um beijo em você e na sua família.
    Jéssica
    comerorareamar-porjessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom te ter por aqui Jéssica, vamos juntas nessa então rs!
      Bjão

      Excluir
  19. Jana é verdade que a lava louças descora as louças coloridas e que é aconselhado usar louças brancas?E os plásticos saem bem lavados , ou saem meio engordurados? outra dúvida é sobre os talheres,eles ficam bem limpos mesmo quando tem gordura? seria legal vc fazer um vídeo da lavagem da sua louça pra mostrar pra gente ,que tal? bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livia!
      Olha tenho louças coloridas e nunca aconteceu isso, imagino que talvez tenha alguns produtos pra lavar louça mais fortes que talvez façam isso nas louças coloridas. O que eu uso que é por um preço bem legal, não faz isso na louça não...

      Os plásticos saem bem limpos, a lava-louça esteriliza a louça, lava com água quente, então não tem como não ficar limpo.

      Sobre os talheres e como já havia falado, a lava-louça esteriliza a louça, ela lava com água quente, vários jatos de água por todos os lados, fica super limpo, com brilho mesmo, não tem gordura que resista.

      Bjsssss

      Excluir
  20. Oi Jana, descobri seu blog fazem 3 dias e tô quase terminando de ler ele todinho, amei, amei, amei...
    Vc pode me passar seu email pra eu tirar umas duvidas com vc? Estou tentando decorar minha casa e tenho mto medo de exagerar nas cores então queria pedir SOCORRO pra vc, rs...
    Meu email é fer_abreu22@hotmail.com
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer!
      Segue meu email:
      janaina.cassis@todecorando.com.br

      Bj

      Excluir
  21. Oi! Muito esclarecedor o teu post. Tb tive o problema do "encolhimento das calças jeans" logo que comprei minha lava e seca. Alerto todo mundo em relação a isto! Beijos, Lu

    ResponderExcluir
  22. sua cozinha esta na revista minha casa de julho ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, comprei a revista hoje, rs!
      Estou muito feliz!!!
      Bj

      Excluir
  23. Jana, depois de ler as suas postagens (eu mostrei) meu marido me deu uma lava louças de presente!!! Parece besteira pra quem ve de fora né? muita gente critica, tipo: ganha presente pra casa e fica feliz...mas eu fiquei e muito!!! Aqui em casa é uma das tarefas que a gente menos gosta de fazer, então vai ser uma mão na roda! Muito obrigada pela sua generosidade em compartilhar boas coisas!!! Adoro seu blog e apesar de nem sempre comentar estou sempre por aqui.

    Bjks

    Val
    www.nobalaiodaval.com.br

    ResponderExcluir
  24. Jana de bobeira conheci seu blog e li esse post... Passei para deixar uma dica... Tenho essa lavadora há muitos anos, aqui em casa deixo as roupas secarem um pouco no varal antes de depois coloco na secadora. Então não encolherá...
    Beijos
    Thais

    ResponderExcluir
  25. Olá Jana,

    Amei o seu post, pois há 3 anos eu tenho uma lava e seca, e te confesso que eu não sei usar ela direito, de início eu comprei quando meu filho nasceu, pois eu moro ao lado do Jd. Botânico de SP, como tem muito mato aqui é bem dificil secar roupa.
    E também não utilizo muito o modo secar, devido ao cheiro que a roupa fica, não sei se com o uso contínuo isso desaparece.
    Mas a minha dúvida é, você coloca qualquer tipo de tecido para secar ? Exemplo Tactel ou Helanca do uniforme escolar .....rs

    Amei seu blog e ja to seguindo.

    Bjs

    Luiza

    ResponderExcluir
  26. Jana, bom dia

    Legal suas dicas,

    Vai uma dica minha também:

    Criei uma programação em Favorito: Com as funções: ""Enaguar+Centrifiguação"" + ""Enxaguar+"" + ""1400 de rotação""
    Toda essa programação leva 40 min. e lava tudo muito bem, não utilizo secagem nesse modo. mas fica uma dica de economia no tempo de lavagem e nos gastos de água e elétrica.

    Jeison

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeison
      Uau que dica maravilhosa vc me deu, testei essa programação hoje, lavei uns paninhos de prato e uma toalha de mesa que estava de molho. Ficou limpíssimo e deu super certo!
      Obrigadão mesmo, vivendo e aprendendo, rs!!!!

      Excluir
  27. Jana, em relação ao sabão da máquina de lavar louças,
    já utilizei algumas marcas e agora utilizo o "Detergente Pó UNIK Máquina Lavar Louças 1 kg", dura mais que 2 meses, porque é em pó e pago +- R$ 10,00 no Sondas da Pereira Barreto., muito bom!

    Jeison

    ResponderExcluir
  28. Adorei o post com as dicas Jana, me ajudou a tirar as dúvidas que tinha em comprar uma por encolher roupas.
    Agora já decidi, vou comprar uma Lava e Seca, obrigada!!

    ResponderExcluir

Obrigada por passar um tempinho comigo!
Seu comentário é muito importante para mim.
Bjs Jana Cassis.

"Não tenho culpa se meus dias têm nascido completamente coloridos e os outros cismam em querer borrar as cores. Não tenho culpa se meu sorriso é de verdade e acontece por motivos bobos, mas bem especiais. Não tenho culpa se meus passos são firmes. Não sou perfeita... Eu tropeço e caio de vez em quando, aliás, eu caio muito. Meus olhos... Tem brilhado bem diferente ultimamente. E brilham diferente a cada dia... e começo a me preocupar... pois tenho medo da velocidade dessas alterações... E no meu mundo mais lindo e completo não consigo entender a existência de algumas pessoas. Mas o mundo aqui não é dos mais justos mesmo... Compreendo. Mas mesmo assim, eu tenho bastante lápis de cor... Empresto pra quem quiser pintar a vida. Mas por favor... Não borrem a minha." Essa sou eu tentando colorir a vida... Beijos mil a todas!! Jana Cassis.